quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Um texto maravilhoso! Escrito anteriormente revelador e que nos encoraja na perserverança da palavra de D-us.
Eu, extraí o texto do site do yeshua chai.


Esse texto é bem legal, veremos as invenções de alguns ungidos de Deus.

Artigo retirado do jornal voz do deserto:


Tema do Mês:

Devemos seguir a doutrina bíblica ou os "costumes" do homem?

"Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, é soberbo, en nada sabe". (1 Tim 6:3,4a)


Embora se veja muitas especulações sobre o significado deste versículo, na realidade o que o apóstolo Paulo quer dizer é que simplesmente todo tipo de ensinamento deve estar de acordo com a Bíblia, e o que não tiver base bíblica, não pode ser considerado jamais como doutrina. Infelizmente podemos ver muitas pessoas que confundem tremendamente o que venha a ser Doutrina e costumes, e isso tem trazido problemas gravíssimos dentro da igreja do Senhor Jesus Cristo. Ora, Paulo diz que ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos seja anátema. Portanto o que está na Bíblia deve ser seguido, respeitado, ensinado, mas o ensino não bíblico deve ser rejeitado e expulso do nosso meio. É verdade que a prática evangélica principalmente entre os pentecostais, já tem demonstrado que essa questão não é matéria pacífica, mas o que nós evangélicos não podemos esquecer em nenhum momento é que a Doutrina é de caráter permanente, ou seja, verdades de Deus reveladas aos homens, imutáveis no tempo; já os costumes são transitórios, originados do homem e passíveis de mudanças, variando conforme o tempo, os lugares, etc.

Há anos atrás muitos crentes pentecostais foram punidos por possuírem rádio, por beberem coca-cola, por saírem de casa sem o paletó, sem chapéu, ou mesmo usar calça jeans, etc; pergunto: aonde foram parar essas doutrinas? Onde estão se provinham de Deus? E se eram de Deus, porque acabaram? E bem pior, se não eram de Deus porque passaram tantos anos excluindo nossos irmãos dos cultos, do convívio com os irmãos, da ceia do Senhor, e muitas vezes lançando-os de volta para o lamaçal de onde tinham saído? Creio que isso não passará em branco no julgamento divino, e certamente alguém irá responder por essas ações terríveis contra o povo que forma o corpo de Cristo aqui na Terra, tudo em nome de dogmas e tradições puramente humanas.
Paulo escrevendo aos Colossenses diz: se, pois estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, porque vos carregam ainda de ordenanças como vivêsseis ainda no mundo, tais como: não toquem, não provem, não manuseiem? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas de homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humilde, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Portanto, os líderes evangélicos portadores desses preceitos humanos, e que forçosamente procuram transmitir à igreja de Cristo, agem para satisfação do próprio "eu" são levados a julgar as pessoas segundo a aparência, e segundo o que acham que é certo ou errado, colocando sobre seus liderados fardos pesadíssimos levando muitos à queda e ao abandono da fé. Esquecem que o próprio Jesus disse que seu fardo é manso e suave, e deixando de lado esse ensino bíblico, podemos ver líderes arrogantes e orgulhosos de si mesmos usarem o púlpito da igreja em um domingo, em pleno culto evangelístico e insistentemente falarem sobre vestimentas, adereços, corte de cabelos, e até pedirem a confirmação dos presentes para seus atos legalistas. Se colocam como exemplo de fé, de pureza e santidade, de um passado exemplar, esquecendo que ali poderá haver dezenas de vidas ansiosas por palavras de salvação, por conhecerem a Jesus, mas insistem na pregação do "eu", sendo bem enquadrados nas palávras do apóstolo Paulo que diz que os que assim agem são presunçosos e nada sabem.
Amados, fiquemos atentos a essas pessoas que tem sede pelo poder, pessoas que claramente demonstram que sua motivação básica dentro do cristianismo é a exaltação própria; pessoas que forçam situações para aparecer em público, que exaltam a si mesmo a todo momento; pessoas que talvez pela falta de conhecimento bíblico só usam os púpitos para falarem sobre roupa, brinco, praia, cinema, bracelete, batom, perna ou axila de mulher, colar, etc, ou seja preocupação só com coisas externas; pessoas que ao invés de encorajar aos que sestão engajados dentro da liturgia do culto, enche-os de apreensões, temor, através de proibições, tais como: não bater palmas, não ficar em pé, não cumprimentar o irmão, e isso prova que o legalista agarra-se tanto a suas convicções que não chega a perceber o desagrado que causa aos presentes; pessoas que se oferecem como exemplo e referêncial a todo instante, como tendo um passado de pureza, baús de alta sabedoria, demonstração de alto grau de superioridade em relação aos outros, mais uma vez não percebem que o mal do legalismo os leva muito fácil ao campo da hipocrisia. Poderíamos citar tantas outras situações tão comuns a todos nós e que nos choca tanto, mas ficamos estáticos, pois muitas vezes partem de pessoas que exercem liderança, e diante da possibilidade de sermos mal entendidos nos calamos.
Povo santo, a preocupação de Jesus em seu ministério foi de fazer conhecida a vontade de Deus, realizando o plano da salvação. Jesus Cristo não estava preocupado em criar obstáculos ao crescimento do reino de Deus estabelecendo normas e costumes a serem seguidos pelos seus discípulos, pelo contrário, em MT 15:1-20, ele censura os fariseus que queriam com suas tradições invalidar a Palavra de Deus, através de seus legalismos. E a nós, cabe procurar entendermos que dando ouvidos a essas pessoas que trazem em suas mentes toneladas de dogmas e tradições, estamos fugindo da motivação e do padrão correto para vivermos o verdadeiro cristianismo. Que possamos fugir do ensino desses santarrões que não tendo uma palavra doutrinária para a igreja, vivem estabelecendo regras e padrões para a vida dos outros, enquanto eles mesmos não dão o exemplo em termos práticos de crentes sinceros. Que não sejamos coniventes com esses pseudo-líderes em esvaziar o cristianismo do seu valor espiritual, mas que possamos entender que andar com Cristo é andar em santidade, conformando nosso comportamento ao seu caráter pelo poder do seu Espírito para que ele e somente Ele seja glorificado. Que cada um de nós possa agir como os crentes de Beréia, que analisavam a mensagem que ouviam, que não sigamos a qualquer ensinamento simplesmente porque partiu de uma pessoa que se diz evangélica há 40 ou 50 anos, ou de alguém que exerça liderança, mas analisemos com muito cuidado a motivação desse ensino. E que sejamos vigias de nossas vidas para não cairmos no extremo do legalismo, vindo com isso a perdermos a beleza da simplicidade da fé, e a alegria de servirmos ao Senhor em Espírito e em verdade. Fujamos dessa carga miserável de costumes e dogmas, e dos transmissores dessa doença que pode invadir nossas vidas, e arruinar nossas igrejas, fujamos, com a serena convicção de que tudo isso só parte de pessoas orgulhosas e que nada sabem.
Que o Deus todo poderoso possa ter misericórdia do seu povo.
Pr. Ismael Félix Pereira.
Assembléia de Deus-Fortaleza/CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário