domingo, 8 de maio de 2011

A CEIA DO SENHOR E O PESSACH NO CONTEXTO RELIGIOSO MODERNO

(1492 AC – 2009 DC).
PABLO LAMOUNIER AZEVEDO MESQUITA*
* Estudioso da teologia judaica messiânica, com interesse tematico nas raizes do judaismo e do cristianismo.
INTRODUÇÃO
Nas Igrejas em todo o mundo, é costume celebrar a Ceia de Adonai mensalmente e em alguns casos semanalmente, isso varia muito da doutrina litúrgica de cada denominação. Não é preciso aqui citar nomes! Mas estudaremos as diversas práticas.
Algumas igrejas evangélicas estabeleceram a ceia no primeiro domingo do mês, em outras, no último, na igreja católica é conhecida como Eucaristia celebrada a cada missa.
O texto de apoio usado para a prática está em 1 Coríntios, Capitulo 11, 17-34, mas nem sempre ou nunca se observa o trecho referente à Ceia por inteiro e isso traz um sério problema na sua interpretação.
Essa é a forma correta de celebração? Por que as igrejas celebram desta forma? O que dizem as Escrituras a respeito? Ceia e Pessach são a mesma coisa?
Adiante buscaremos respostas para essas indagações.
DESENVOLVIMENTO
O passado para muitos ainda é sombrio e frio, o homem em sua arrogância e insubmissão vem a cada dia se afastando dos princípios morais e éticos deixados por Adonai D-us, e por que não falar dos estatutos, tais como: Pessach, Matzot, Habicurim Shavuot, Shofarot, Yom Hakipurim, Sucot e muitos outros?
D-us em sua fidelidade trabalha até hoje para que todos sejam salvos, assim sempre haverá um remanescente, o qual D-us usará para que sua palavra seja anunciada.
O grande problema é que o homem sofre da síndrome da corruptibilidade e deixa que em seu coração entre todo tipo de engano, e ministra como homem de D-us na casa de D-us. As pessoas que recebem estes ensinamentos nem sempre questionam, assim se prolifera o engano, e com o passar dos anos formam-se cartilhas e muitos deixam de observar a fonte de vida, o Tanach, utilizando-o como referência e nada mais.
Os estudiosos de hoje cometem os mesmo erros que cometeram os tais do passado e não pensem eles que virá o Mashiach para ensiná-los, como esperavam os patriarcas, pois Ele já veio e terminou sua obra. Cabe a nós concluirmos a nossa, crendo e recebendo de Adonai por meio de seu enviado a Rúach Hakôdesh (Espírito Santo) toda revelação da obra conclusa.
É difícil ver que os lideres das diversas denominações não entendem nem mesmo o que pregam: talvez este seja o problema. Pregam, mas não vivem! Não discernem o corpo de que fazem parte, mas D-us é fiel e irá restaurar este corpo, limpará toda ferida como fez a Jó. Este representa a D-us, tipifica o corpo limpo que posteriormente foi tocado pelo Diabo e no seu sofrimento profere palavras contra D-us e nem seus amigos sábios puderam perceber este mal, tendo-o ainda como justo, até que um jovem chamado Eliu, cheio da Rúach Hakôdesh toma a palavra e declara a culpa de Jó, que por sua vez, se arrepende e é restaurado.
Da mesma forma acontece com a Igreja, mas é tempo de ouvir o D-us de Israel e se arrepender.
Será que o corpo está sendo bem distinguido pela Igreja? Quando se reúnem num lugar o que estão celebrando, é a Ceia de Adonai?
Para entender qualquer texto, necessário se faz buscar a linha de pensamento (cultura) do autor.
“INSTRUÇÃO QUANTO A CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR
17. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
18. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
19. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
20. De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia de Adonai.
21. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.
22. Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
23. Porque eu recebi de Adonai o que também vos ensinei: que o Senhor Yeshua, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24. E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice de Adonai indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
31. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Adonai, para não sermos condenados com o mundo.
33. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
34. Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for”.
1 Coríntios 11-17:34
O verso 20 do texto citado, deixa claro que a Ceia é composta do pão e do calice de vinho, e de seu cordeiro. Está foi dada por Adonai D-us e não por Yeshua.
Vejamos algumas palavras de Yeshua:
“11. Mas Yeshua disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?”
João 18:11
“39. E eles lhe disseram: Podemos. Yeshua, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado”.
Marcos 10:39
Observe-se como Sha’ul fala no verso 23 que recebeu de Adonai o que também ensinou, citando a noite em que Yeshua foi traido, onde toma o pão e o cálice. No verso 21 podemos ver claramente Sha’ul exortando os que estavam antecipando, removendo do contexto original, o ritual, bem como vemos nas Igrejas atuais, a bel prazer! E por isso se encaixam perfeitamente no verso 30, por causa disso estão dormindo para a verdade e doentes.
É possível que as traduções tenham sido feitas por pessoas tendenciosas, gerando alguns pontos de dificil intepretação, mas que de modo algum retiram a legitimidade dos fatos que nos são revelados pela Rúach Hakôdesh.
Na noite da traição, Yeshua pede a seus dicipulos para lhe preparar o Sêder de Pessach, embora o texto diga ser chegada a festa dos pães ázimos, podemos entender ser uma aproximação, não o dia da festa própriamente. Sabendo Yeshua de seu sofrimento, antecipa em algumas horas a Ceia pois não se faria presente no momento em que Israel estaría à mesa, mas Ele se poría à mesa na forma de Cordeiro. Ora, tendo Ele autoridade para dizer (e ser) que é Senhor do Shabat, não teria para antecipar a Ceia? Pois Elohim também permitiu uma abertura no mês segundo, para que aquele que não estivesse em condições, pudesse celebrar o Pessach no mês senguinte.
Conforme a ordenança de D-us os momentos que seguem o Sêder de Pessach tornam-se um grande Shabat, e nesse dia nenhuma obra deve ser feita, o que reforça a interpretação de Yeshua antecipando a Ceia (confira Gráfico da semana abaixo) e logo em seguida foi preso, e uma série de eventos continuam a acontecer, em questão de horas Ele é morto, logo a seguir vem o grande dia de Shabat. O 15 de Aviv!
“31. Os judeus, pois, para que no shabat não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados”.
João 19:31
Podemos especular que Ele se prepara no fim do dia 13 e entra no dia 14 celebrando o sêder, o que não invalida o Sêder de Pessach que seria celebrado ao findar do dia 14 e entraria no dia 15 como Pessach. (Verifique o referido Gráfico da semana)
O memorial estabelecido na Torá, não sofre alterações em relação as ordenanças, mas é sobreposto por um novo e perfeito, como pode ser visto no verso 25 de 1 Coríntios já citado e comparado com Hebreus, Capitulo 8, que é bem claro em relação ao dia em que o povo hebreu foi tirado do Egito.
“8. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz Adonai, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
9. Não segundo a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz Adonai.
13. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar”.
Hebreus 8-8:9;13
O objetivo deste texto é desmistificar a Ceia de Adonai, e para isso certamente teremos como base a Torá, pois é aqui que encontraremos o primeiro Sêder de Pessach. Vamos então ao texto de Shemot, Capitulo 12: O que disse Adonai D-us a Moshe? -Separe para vós um cordeiro macho sem defeito, no décimo quarto dia À TARDE (ao entrar o décimo quinto) o imolareis e o comereis com vinho e pão não fermentados, devendo ser feito assim de geração em geração na contagem dos dias e meses de acordo com o estatuto dado por D-us.
Hoje, se interrogarmos um judeu sobre qual seja este dia certamente ele o saberá. Podemos recorrer também à internet onde facilmente encontraremos o calendário hebreu e sua correspondência com o romano, desta forma identificando o dia 14 de Aviv (Nissãn).
Não é segredo que o cordeiro do Pessach encontrado no livro de Shemot e nos seguintes, tipificava o Mashiach que haveria de vir e que veio.
“De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3500 anos”.
pt.wikipedia.org/wiki/Pessach
“A INSTITUIÇÃO DA PÁSCOA
1. E falou Adonai a Moshe e a Arão na terra do Egito, dizendo:

2. Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
3. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
4. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
5. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
6. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
7. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.
10. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
11. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do YHWH.
12. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou Adonai.
13. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
14. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Elohim; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
15. Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.
16. E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós.
17. Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.
18. No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde.
19. Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra.
20. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos.
21. Chamou pois Moshe a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa.
22. Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.
23. Porque Elohim passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, Adonai passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.
24. Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre.
25. E acontecerá que, quando entrardes na terra que Adonai vos dará, como tem dito, guardareis este culto.
26. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?
27. Então direis: Este é o sacrifício de pessach a Adonai, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.
28. E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como Adonai ordenara a Moshe e a Arão, assim fizeram”. Êxodo 12-1:28
Após a leitura deste texto, fica explicito que Elohim estabelece um memorial e dá ao povo judeu toda a receita do mesmo. Neste memorial está contido o Sêder (ceia) que nada mais é do que um banquete com alguns símbolos, que mais tarde culminariam no sacrifício do Mashiach.
Mesmo entendendo que aqui está um memorial, ainda há divergências na leitura do texto com relação aos dias quatorze e quinze. Muitos interpretam o dia quatorze como o dia do Pessach e o dia quinze separadamente como o Shabat solene, início da festa de Chag HaMatzot, quando na verdade o Pessach é celebrado no dia quinze, justamente no início da festa.
Pois no dia quatorze á ordem de Adonai foi para que se sacrificar o Cordeiro do Pessach. Esse cordeiro era sacrificado para o dia quinze, sendo imolado no crepúsculo da tarde do dia quatorze para entrar no dia do Pessach na primeira hora do dia. (Consulte o Gráfico da semana)
“Pessach (do hebraico פסח, ou seja, passagem) é o nome do sacrifício executado em 14 de Nissãn segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Shemot (Êxodo)”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pessach
Se Pessach significa “passar sobre” então, há mais uma evidência que o dia do Pessach é mesmo o dia quinze de Aviv, pois à meia noite Adonai passou sobre as casas que estavam marcadas e não permitiu o destruidor entrar (noite do dia quinze).
A Brit Chadasha (NT) em conformidade com o Tanach, confirma que esse dia quatorze é o dia da preparação, se é o dia da preparação, então não é o Pessach.
“52. Esse, chegando a Pilatos, pediu o corpo de Yeshua.
53. E, havendo-o tirado, envolveu-o num lençol, e pô-lo num sepulcro escavado numa penha, onde ninguém ainda havia sido posto.
54. E era o dia da preparação, e amanhecia (iniciava-se) o shabat”.
Lucas 23-52:54
Enfim, deste memorial surgiu o Sêder celebrado na noite do dia quinze, após toda a preparação do dia anterior, que corresponde exatamente ao mesmo dia da celebração da chamada Ceia de Adonai, encontrada na Brit ChaDasha em todos os quatro evangelhos.
“Celebração de Pessach na época do Segundo Templo.
Em 14 de Nissãn, pela manhã, o Hametz (alimento fermentado) era eliminado e os sacerdotes do Templo preparavam-se para Pessach. O trabalho secular encerrava-se ao meio dia e iniciavam-se os sacrifícios às quinze horas.
Deixando o templo, cada família carregava seu animal sacrificado e o assava, fazendo em suas casas uma ceia festiva, onde todos se vestiam de branco. Esta ceia seguia os princípios do atual Sêder de Pessach, com exceção da inclusão do cordeiro pascal. Após a ceia, muitos iam para as ruas festejar, enquanto outros iam para o Templo, que abria suas portas à meia-noite.
Com a destruição do Segundo Templo, a impossibilidade de haver um local de reunião e sacrifício tornou inviável o prosseguimento dos sacrifícios de cordeiros. Inicia-se então a transformação de Pessach em uma noite de lembranças, sem o sacrifício pascal.
A comemoração de Pessach
A cada geração cada ser humano deve-se ver como se ele pessoalmente tivesse saído do Egito. Pois está escrito: "Você deverá contar aos seus filhos, neste dia, "D'us fez estes milagres para mim, quando eu saí do Egito".
A festa de Pessach é antes de tudo uma festa familiar, onde nas primeiras duas noites (somente na primeira em Israel) é realizado um jantar especial chamado de Seder de Pessach. Desta refeição somente devem participar judeus e gentios convertidos ao judaísmo”.
www.judaismomessianico.net/pessach.htm
CALENDÁRIO DA SEMANA REPRESENTATIVO DA MORTE E DA RESSURREIÇÃO DE YESHUA (O PESSACH)
Chave explicativa: O Gráfico propõe ao leitor um fácil entendimento do dia Hebreu, demontrando o início do dia em sua primeira hora, que o diferencia do calendário romano. As marcações demonstram os acontecimentos em suas ord
ens. Vale lembrar que, quando a Palavra diz que Yeshua ficaria três dias e três noites no coração da terra, está dizendo de forma literal (72 h). Usando o Gráfico, pode-se contar de forma correta este período, com o cuidado da associação entre cores e eventos.
GRÁFICOS PARA COMPARAÇÃO
Chave explicativa: O Gráfico propõe uma interpretação simbólica de fatos históricos e escatológicos. Na ordenaça de YHVH, para se observar o Shabat há uma intenção do Eterno de retorno. Yochanan o Batista, usado por Hashem, convida o homem a esse retorno, quando chama-nos ao arrependimento. Demonstra também os dois Shabatot ocorridos na semana da morte e ressurreição de Yeshua, e sua correlação com o Reino Milenar e o Reino de D-us.
O Shabat é a pura revelação de Adonai em trazer o homem de volta para o Éden e a comunhão com Ele. Os acontecimento da semana da ressurreição estão entrelaçados com os milênios já ocorridos e o por vir, lembrando que já passaram-se cinco milênios e só resta um antes do Reino de D-us, e é justamente o Reino do Mashiach (a sexta-feira / sexto milênio). É importante que o leitor veja dentro deste Gráfico a semana comum e a semana milenar, terminada no descanso eterno, na transição do Reino de Yeshua para o Reino Eterno de YHVH.
CONCLUSÃO
O corpo é a palavra de D-us, assim as pessoas devem saber discernir o corpo pela Palavra, que também é Yeshua o cordeiro imolado. Faz-se necessário entender o que o apóstolo Yochanan disse no início de seus escritos:
“1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com YHWH, e o Verbo era Elohim.
14. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.
Jo 1: 1;14
É preciso discernir o corpo para não contrair juizo, isso só poder ser feito através do estudo da palavra por meio da Rúach Hakôdesh.
Interessante como Yeshua durante a celebração da Ceia toma um cálice e o abençoa, depois toma outro cálice e declara ser o sangue da nova aliança que seria derramado para remissão de pecados. Provavelmente Ele não bebe esse cálice, pois Ele mesmo declara ser seu sangue e por dizer que é sangue derramado pelo povo, o mais provavel é que Ele tenha derramado este conteúdo.
Pois a um judeu ou prosélito é proíbido o comer ou berber tal coisa.
Outro ponto interessante é o fato de estarem usando estes elementos como símbolo do que estava naquele momento prestes a ocorrer, pois em seguida começa seu sofrimento como Cordeiro do Pessach e seu sangue é derramado como já era simbolizado desde o Egito, e mesmo antes quando Avrachan oferece sacrifício.
Há um grave problema com a interpretação da crucificação, sobre o qual discorreremos ainda neste artigo. Primeiro, Sexta-Feira Santa nunca existiu, se assim o fosse não seria possível contar três dias na sepultura como profetizado. Mas as Escrituras nos dizem que aquele era o dia da preparação que antecede o Shabat, mas que Shabat? O Shabat solene, o dia quinze de Aviv que nessa ocasião caiu numa quinta-feira, por isso nós vemos as mulheres depois do Shabat (na ocasião sexta-feira) irem comprar incenso e ao final do Shabat elas vão ao sepulcro, e lá Ele já não estava.
Lucas irá nos abrir caminho para a revelação em nivel Remez e Drash:
“53. E, havendo-o tirado, envolveu-o num lençol, e pô-lo num sepulcro escavado numa penha, onde ninguém ainda havia sido posto.
54. E era o dia da preparação, e amanhecia o shabat”.
Lc 23: 53-54
O livro de Marcos nos dá uma boa noção dos acontecimentos:
“1. E, passado o shabat, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo”.
Mc 16: 1.
Então vemos antes do Shabat o sepultamento, após este descanso como ordena o mandamento, as mulheres preparam aromas, logo elas descansam o 2º Shabat que é o semanal.
“56. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no shabat repousaram, conforme o mandamento”.
Lc 23: 56.
E a finalização de Matitiyahu:
“1. E, no fim do shabat, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro”.
Mt 28: 1.
Aí está a única forma de se contar três dias sepultado.
Por fim, Ceia e Pessach não são duas coisas distintas mas uma única coisa: PESSACH!
Assim como Sha’ul recebeu e ensinou assim também devemos ensinar. E não foi um kidush mas PESSACH!
Desperta, ó tu que dormes!!!
Referencia: http://lamouniergyn.blogspot.com/2009/01/c

Nenhum comentário:

Postar um comentário